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 HISTÓRIA DO MUSTANG

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Reno

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MensagemAssunto: HISTÓRIA DO MUSTANG   2010-02-28, 5:39 pm

HISTÓRIA DO MUSTANG

Lee Iacocca que estava por trás do projeto Mustang, havia feito uma brilhante carreira como vendedor na cidade de Chester, Pennsylvania, até alcançar a vice-presidência da Ford em Detroit. Encarregado dos projetos futuros e das pesquisas de mercado, constatou que o público já estava preparado para comprar um automóvel com ares juvenis e cheio de vitalidade.
Em 1962 apresentou o protótipo, mas o carro ainda estava longe do conceito desejado. O modelo era de dois lugares, muito aerodinâmico. Após estudá-lo minusciosamente, a comissão da Ford ficou muito satisfeita com o resultado e autorizou a equipe de desenho a continuar com o projeto. A decisão final foi tomada após analisar muitos projetos em argila; o resultado foi um veículo de formas quadradas, idealizado por David Ash. O novo carro foi apresentado em abril de 1964 com duas versões de motor: um falcon de seis cilindros de 2.8 litros (substuído por um outro de 3.3 litros) ou um oito cilindros em V de 4.7 litros. Esse último proporcionava ao Mustang uma velocidade máxima de 190 km/h.
O sucesso foi imediato
Rapidamente, o novo modelo já era um sucesso de venda: em apenas quatro meses, 100.000 unidades já haviam sido vendidas, e passados dois anos a fábrica atingiu a cifra de 1.000.000 de unidades produzidas. O Mustang era um carro simples. Com uma formação robusta e compacta, seu interior tipicamente americano, foi dotado de incômodos assentos de plástico e muitos adornos e detalhes cromados e prateados. Havia três tipos de carroceria disponíveis: cupê com capota rígida, cupê com formato aerodinâmico e conversível. De fato o apuro no estilo era tão perfeito que o mesmo foi modificado apenas nos primeiros anos. Outro atrativo do Mustang era a imensa lista de opcionais, que praticamente permitia ao proprietário personalizar o carro.

O automóvel tinha suspensão traseira tradicional. Embora o Mustang não fosse um carro esportivo, era muito veloz. O ronco do motor produzido pelo tubo do motor de escape soava como música, principalmente nos modelos com motor V8. Os seis cilíndros eram perfeitos para jovens trabalhadores, que não estavam muito preocupados com a qualidade técnica. O motor V8 proporcionava potência suficiente, porém seu comportamento na estrada não era tão bom assim. A situação mudou quando o lendário piloto de corridas Carrol Shelby tocou o modelos com suas mãos mágicas. O resultado foi o GT350 que parecia ser um Mustang, mas foi batizado de Shelby Mustang. O modelo tinha virabrequim de fabricação própria e bielas mais robustas. A suspensão também havia sido melhorada e o capô era de fibra de vidro. O motor tinha 360 CV, mas ainda havia a opção de instalar um de 350 CV.
Em 1967, junto com o GT350, foi introduzido o modelo GT500 de 7 litros (Na minha modesta opinião de fã o melhor e mais bonito de todos). Atualmente, ambos modelos são muito procurados.
Um aspecto agressivo
O desejo de Shelby era enfrentar o Chevrolet Corvette na pista de corrida do campeonato de SCCA e ganhar dentro da classe B: a vitória foi conquistada em 1965 e 1967.
Em 1969, foi apresentado um novo Mustang de aspecto muito mais agressivo, com "frente de tubarão". O modelo mais excepcional era o Super Cobra Jet 428 com motor de 360 CV. (Isso na opinião do autor, na minha o Shelby ganha a parada e não tem conversa). Dois anos depois, foi o momento de renovar a carroceria, e então surgiu o famoso modelo Boss 302. No entanto, o cliente podia escolher entre mais de 10 opções de motor; o modelo mais robusto era o Boss 429 com motor Cobra-Jet NASCAR de 375 CV. Dizem, que ao acelerar, a estrada desaparecia da vista do motorista que só conseguia ver o poderoso capô (Esse modelo, aqui no Brasil não duraria muito tempo na minha opinião, imagina você acelerar uma máquina dessa e não ver a estrada? Como que o motorista iria conseguir desviar dos inúmeros buracos que se apoderam das rodovias brasileiras? Seria uma judiação destruir uma máquina dessas no primeiro buraco que aparecesse)


Porém o Mustang já estava ficando velho, não conseguia alcançar o sucesso de antigamente. Outros fabricantes ganhavam cada vez mais espaço na concorrência, e os carros esportivos importados da Europa tornaram-se populares e foram difundidos por todos os Estados Unidos. O último ano do "autêntico" Mustang foi 1973; em 1974, para decepção de seus fãs, nasceu a nova geração Mustang. Era um carro muito menor, mas sobretudo, tinha um motor de 2,3 litros e quatro cilindros. Em 1975, o V8 foi reincorporado ao programa da empresa, mas a crise do petróleo enterrou definitivamente os "beberrões de gasolina" americanos. A guerra pela potência havia chegado ao fim. Muitas pessoas diziam agora que o pequeno e novo Mustang salvaria a Ford, mas não foi assim. Nem mesmo a quarta geração lançada em 1979 conseguiu repetir o êxito do primeiro modelo. Agora só resta o nome. ( O autor esqueceu de dizer que não é apenas um nome, é um mito, uma lenda, um carro que foi imortalizado ainda que só isso não baste para definí-lo, e ponto final.)

Texto retirado de "Auto Collection" de Edições del Prado. Entre ( ) opiniões do criador do site
Dados extras
Lançamento oficial: 17 de Abril de 1964
Local: Exposição Mundial de Nova York
Cobertura do evento: 2 emissoras de televisão ao vivo, várias emissoras de rádio, e propagandas em 2.600 jornais pelos Estados Unidos

Embora tenha sido utilizado 6 semanas antes como pace-car nas 500 milhas de Indianápolis.












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JrPOA

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MensagemAssunto: Re: HISTÓRIA DO MUSTANG   2010-03-11, 9:56 pm

:D Muito bom o texto,valeu Reno.

Abraço cheers

Junior.
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mf_anjos

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MensagemAssunto: Re: HISTÓRIA DO MUSTANG   2010-03-11, 11:56 pm

É realmente um mito...

Quando se fala do notório recorde de vendas, lembrei de algo que só descobri recentemente: houve um carro da Ford que bateu o Mustang em vendas no primeiro ano de lançamento...

Seu nome? Ford Maverick (!)

Por vender como água nos EUA decidiram trazer para o Brasil, vencendo de forma controversa outro candidato, com desenho mais europeu (o Ford Taunus, bem parecido com o Opala, por sinal). Que seria mais bem-sucedido por aqui na época (o Maveco durou apenas seis anos e vendeu cerca de 100 mil unidades por aqui), mas não teria o mesmo prestígio do americano hoje em dia...
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go_kart

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MensagemAssunto: Re: HISTÓRIA DO MUSTANG   2010-03-12, 7:57 am

Me corrijam se eu estiver doido ou algo assim ... mas olhando para o Corcel segunda geração ... lembra um pouco o Mustang ... um pouco ! (rs)



Tem até o nome de cavalo ... (rs)

Vamos dizer que em termos de design o Maverick é uma evolução do Corcel ...curvas, curvas pra que te quero !

Inté.
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ZORZÃO

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MensagemAssunto: Re: HISTÓRIA DO MUSTANG   2010-03-12, 8:06 am

go_kart escreveu:
Me corrijam se eu estiver doido ou algo assim ... mas olhando para o Corcel segunda geração ... lembra um pouco o Mustang ... um pouco ! (rs)


É, tipo assim, a uns 3km de distância e com uns goró na cabeça, lembra mesmo, kkkkkkkkkkkkk
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