Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


clube171@clube171.com.br
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  


 

 Ford Maverick - Um pouco de história

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
edubocchese

edubocchese


Mensagens : 921
Data de inscrição : 26/02/2010
Idade : 58

Ford Maverick - Um pouco de história Empty
MensagemAssunto: Ford Maverick - Um pouco de história   Ford Maverick - Um pouco de história I_icon_minitime2011-10-01, 12:05 pm

Vi no blog Carros antigos & caminhões e ônibus de época
e achei interessante colocar aqui.
Confiram muitas matéria legais no blog.

A dica veio pelo email da Automodelli

Citação :
FORD MAVERICK

Ford Maverick - Um pouco de história Photo20110929084420

Em 1967 a Ford, que tinha operações ainda pequenas no Brasil, adquiriu o controle acionário da fábrica da Willys Overland no país. Após extensas modificações, Ford finalizou o projeto que a Willys vinha fazendo em parceria com a fábrica francesa Renault para substituir o Gordini --- e lançou o bem-sucedido Corcel, como opção para a faixa de carro popular da Ford Brasil. Além do novo compacto, foram mantidos em fabricação, como opção de carros médios, os modelos já existentes Aero Willys 2600 e sua versão de luxo Itamaraty.

Porém, os modelos da Willys, que haviam sido remodelados em 1962 mas ainda eram originários do pós-guerra, já estavam bastante defasados no início da década de 1970. O Galaxie já vinha sendo fabricado desde 1967 mas era demasiadamente luxuoso e caro, com acessórios como direção hidráulica, ar condicionado e câmbio automático. E a General Motors do Brasil, com a marca Chevrolet, lançou em 1968, para abocanhar a faixa de mercado dos carros médios de luxo, o Opala, baseado no modelo europeu Opel Rekord e no modelo americano Chevrolet Impala. A Ford, então, precisava de um carro com estilo e, para os padrões brasileiros, de médio-grande porte.

O primeiro Maverick nacional de produção deixou a linha de montagem em 4 de junho de 1973. O público já começava a interessar-se pelo modelo desde o Salão do Automóvel de São Paulo de 1972, quando o carro foi apresentado. O que seguiu foi uma das maiores campanhas de marketing da indústria automobilística nacional, contando inclusive com filmagens nos Andes e na Bolívia.

A apresentação oficial à imprensa ocorreu no dia 20 de junho de 1973, no Rio de Janeiro. Como parte da campanha de publicidade do novo carro, o primeiro exemplar foi sorteado. No Autódromo Internacional do Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, foi realizado um test-drive, onde os jornalistas convidados puderam dirigir nove Mavericks, seis deles com motor de 6 cilindros e três com o V8 302, importado.

No final de 1976, já como modelo 77, foi apresentada a denominada Fase 2 do Maverick. Além de algumas alterações estéticas, como um novo interior, grade dianteira e novas lanternas traseiras, maiores, também trazia algumas melhorias mecânicas como sistema de freios mais eficiente, eixo traseiro com bitola mais larga (melhorando o espaço no banco traseiro, que também foi redesenhado) e suspensão revista para o uso de pneus radiais.

O modelo GT foi o modelo que sofreu as alterações mais drásticas. Em nome de uma maior economia, com a desaprovação de muitos, passou a ser oferecido com o motor 2.3 OHC de série, tendo o 302-V8 se tornado opcional para todos os modelos. Houve mudanças também nas faixas laterais, no grafismo traseiro e o capô ganhou duas falsas entradas de ar.

O Ford Maverick nacional teve sua produção encerrada em 1979, após 108.106 unidades produzidas.

29/09/2011 Publicada por APUZZO / AUTOMODELLI
Ir para o topo Ir para baixo
http://dolorindo.blogspot.com
Reno

Reno


Mensagens : 2170
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 64

Ford Maverick - Um pouco de história Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick - Um pouco de história   Ford Maverick - Um pouco de história I_icon_minitime2011-10-01, 6:24 pm

Edu,
valeu por compartilhar. É sempre legal recordar o Maverick, que de certa forma é o sucessor do Mustang aqui para nós no Brasil.
Só a título de informação, que poucos sabem. Meu primo teve um Maverick da primeira série, adquirido da frota da Ford, que veio com motor 351 Ford Maverick - Um pouco de história 886816 .
Como esse motor foi considerado muito potente, optaram pelo bom e mais adequado, V8 302. (302 polegadas cúbicas = 4.949 centímetros cúbicos ou cc), o popular motor 5000.

Abraços
Reno
Ir para o topo Ir para baixo
Júpiter

Júpiter


Mensagens : 1072
Data de inscrição : 03/09/2010
Idade : 45

Ford Maverick - Um pouco de história Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick - Um pouco de história   Ford Maverick - Um pouco de história I_icon_minitime2011-10-02, 6:44 am

Bela matéria, Edu!

Obrigado por dividí-la conosco!

Abs!
Ir para o topo Ir para baixo
danielricci




Mensagens : 220
Data de inscrição : 16/05/2011
Idade : 59

Ford Maverick - Um pouco de história Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick - Um pouco de história   Ford Maverick - Um pouco de história I_icon_minitime2011-10-02, 9:56 am

Gostei muito, parabéns pela matéria!!

Abraço,

Daniel Ricci
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ford Maverick - Um pouco de história Empty
MensagemAssunto: Re: Ford Maverick - Um pouco de história   Ford Maverick - Um pouco de história I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ford Maverick - Um pouco de história
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Lorena GT - um pouco de história
» FORD GT 40 HISTÓRIA!!!
» HISTÓRIA DO MUSTANG
» Dodge e a sua história
» PUMA GTB e a sua história....

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: ESPAÇO DEMOCRÁTICO :: TUNEL DO TEMPO, FERRO VELHO E DIVERSOS-
Ir para: