... ao brilhante Ed "Big Daddy" Roth com seu maravilhoso mundo do "Rat Fink" ... Ed "Big Daddy" Roth nasceu em Beverly Hills - California, no dia 4 de março de 1932. Ele cresceu em uma casa que só se falava alemão com seu irmão mais novo, Gordon. Na escola, Ed aprendeu a falar Inglês e adorava desenhar. Ed era capaz de fazer seu dever de casa bem rápido enquanto desenhava aviões, hot-rod´s e monstros no horário de descanso da sala. Seu pai Henri era muito ligado com os irmãos e tirou-os de problemas dando-lhes ferramentas e ensinando-os a trabalhar. O pai de Ed era um Alemão fabricante de armários e enquanto trabalhava na oficina, Ed aprendeu como produzir coisas loucas em madeira.
A época era o natal de 1961, quando Ed Roth e um amigo estavam conversando sobre como Walt Disney estava tendo sucesso com seu desenho animado do rato Mickey. Na primeira aparição de Mickey na tela, no filme “Barco à Vapor”, ele não era nada mais que um desenho falante. Ano após ano, Disney foi ficando cada dia mais envolvido com a vida de seu rato. Então Ed veio com a imagem do Pai do Mickey e o redesenhou em um guardanapo de papel, onde colocou um grande logo "R.F." na sua barriga, no melhor estilo “superman” e pronto ! No dia seguinte, mostrou sua criação para a galera “hot Rodder” que viviam na sua loja e todos adoraram. Essa é simples história de como o feio e barrigudo rato “Rat Fink nasceu.
Seu principal trabalho foi criar carros de fibra de vidro diferentes e “pinturas de listras” (pin stripping). Um dia, um grupo de hot-rodders pediu a ele para criar um logo do seu clube de carros, para colocar em camisetas. Desse momento em diante abriu-se uma nova porta na vida de Ed: Desenhos de monstros !. No Brasil bastante gente o conhece, mas na Califórnia e em todos os Estados Unidos - e mesmo no Japão - virou religião. Seja com o pessoal da "Moon Eyes" ou das feiras de "Swap Meets", tudo gira em torno da mania dos "Custom Hot Rod´s" que Ed sublimou ao criar os "Rat Rods".
Ed comprou seu primeiro carro em 1946, logo após o fim da segunda grande guerra. Era um Ford Coupé 1933. Ele terminou o segundo grau em 1949 e foi para a Universidade, para cair dentro da Engenharia, pois achava que poderia avançar seus conhecimentos em design automotivo. Ele começou com seu Ford `33 e foi muito bem na Universidade, mas ficava chateado por ter de discutir os princípios de Engenharia e Física nas aulas, pois não tinham nada a ver com carros.
Ed foi servir a Força Aérea em 1951 e foi lotado na Escola de Mapeamento de Bombardeios em Denver, onde aprendeu a fazer mapas, além de ter virado um excelente barbeiro por lá. Foi servir também na África por pouco tempo e em seguida, transferido para a Carolina do Sul por quatro anos, antes de voltar para casa. Ed foi reformado do serviço militar com honrarias em 1955.
Até essa época, teve diversos carros, foi casado por três vezes e teve cinco filhos, todos homens. Começou então a trabalhar na loja de departamentos Sears, na área de artes de cartazes tendo iniciado seus trabahos de "pintura de listas" (pin stripping) em carros, logo após o trabalho.
Com o crecimento da família creciam junto as contas. Em 1958 Ed passou a trabalhar direto na loja "O Barão" com seu filho mais velho Kelly. Usando peças velhas e um novíssimo produto chamado "fibra de vidro", Ed começou a criar automóveis em sua garagem. Seu primeiro carro foi chamado de "Pequema Jóia" (Litle Jewelry) e logo em seguida veio o "Foradalei" (Outlaw), que demonstrou ao mundo que qualquer um poderia desenhar e fazer carros sem ser engenheiro graduado. Tudo que se precisava era imaginação, um pouco de conhecimento de mecânica, um monte de graxa nos joelhos e dedicação.
Pronto! Sua garagem virou seu estúdio onde outras criações começaram a ganhar luz, que incluiram as criações dos carros "Beatnik Bandit" e "Rotar". Ed tinha muita imaginação e talento reunidos e passou a se chamar de "papaizão" (Big Daddy) de suas criações, um Dr. Frankenstein, criador de hot-rods que estava mais para artista do que para mecânico. Sua garagem virou realmente seu estúdio, que ganhou fama imediata. Seus carros nuinca foram feitos para serem dirigidos: eram escultoras sobre rodas...
O carro de corridas de Ed que dava pressão nos anos 60's e o Rotar
Ed virou mesmo Ed "Big Daddy" Roth, um artista que financiava suas invenções através das vendas de camisetas e eventos de arrancadas dragster, feiras e shows automotivos. Ed fazia exposição nesses eventos de seus desenhos de montros e de carros customizados que criava. Mas quando passou a pintar pessoalmente as camisetas em pistola airbrush com seus monstros dirigindo carros, ele enlouqueceu a galera, que começou a formar imensas filas na frente da sua barraca...
Ed criou diversas adoráveis camisetas com o Rat Fink e outas imagens...
O monstro mais popular de Ed é o repulsivo roedor Rat Fink. Roth foi um gênio em desenhar e produzir carrros, mas foi o Fink que lhe deu fama e fortuna. O Rat Fink começou como um desenho que Ed colocou pendurado na geladeira... e a partir de 1963, adolescentes das três Américas estavam comprando os kits e modelos do Rat Fink e também iniciava-se a produção em massa de suas camisetas.
Quando Ed começou a ficar ocupado demais e sua garagem não podia mais dar conta do trabalho, ocorre a mudança para a nova loja de Lakewood, Califórnia. Ed contrata dezenas de empregados para ajudá-lo a construir e produzir mais carros customizados e camisetas. A Revell americana passava a produzir os kits de modelos em miniatura após suas criações que incluíram o "Beatnik Bandit" e o "Road Agent". Outros modelos de kits foram o "Rat Fink" e sua Gang, seguido por outras grosseiras e horrorosas criaturas que sempe dirigiam maravilhosos "hot rods".
Essa gang era formada por: Drag Nut, Mother's Worry, Mr. Gasser e outros membros da Família Rat Fink, que logo virariam os verdadeiros heróis da garotada por todos os Estados Unidos - e mesmo no Brasil - que sempre se relacionavam com os temas e histórias da Gang do Rat Fink. Uma interessante informação: Durante o ano de 1963 a Revell acertou de pagar a Ed um centavo de dólar de direitos (royalty) por cada modelo que fosse vendido. Ed faturou US$32,000 neste ano em direitos, sem fazer as contas de tão populares e eternas suas criações ficariam.
Ed criava os modelos customizados e a Revell lançava as miniaturas ... uma paixão de gerações...
Houve também diversos discos lançados. A banda foi chamada de Mr. Gasser (estrelando Ed Roth) e os Weirdos. As músicas eram totalmente histórias descritivas de toda a Gang e seus favoritos passatempos, como circular de hot rods e pegar ondas. A mensagem era de que ser diferente da massa (ou estranho, para os conservadores) era estar bem. E ser um Fink ou um Weirdo era muito legal. Estas lições, muito de nós nunca iremos esquecer.
O Rat Fink e sua gang dirigindo hot rods transformaram-se em ícones da rock-art. Originalmente adotado pelas bandas de "surf music", atualmente essa Gang pode ser encontrada em todos os lugares. Diversas bandas de punk ou alternativas usaram as imagens dos monstros criados por Roth em LP's e CD's como a Birthday Party "An Australian Band" com a Junk Yard cover em 1981 e a The Voodoo Glow Skulls Cover do Artista "Marco Almera". Existe até uma banda chamada Rat Fink!
O "Orbitron" - desenvolvido e construído em 1964 .....
Outros entusiastas e fans de Ed Roth incluem The Cramps e Rob Zombie, do White Zombie. Rob Zombie é um premiado artista que costuma dizer que "Big Daddy" é seu "Daddy" (Papai). Outros interessantes artistas são Coop (
www.coopstuff.com), Rob Caffeine, Jack Lister, Johny Ace, Jimmy C, Frank Kozik, Dennis McPhail, Von Franco e outros excelentes.
Os trabalhos artísticos de Ed Roth podiam ser encontrados também em diversas revistas de pequena circulação dos anos 80 e 90, produzidas por Roth e Sloane. Você hoje acha produções de Roth em diversos tatuadores e em galerias de arte, que consideram "fina arte" seus trabalhos.
A van "Road Agent" de Ilene Roth, que carrega todos os materiais "Big Daddy" para
as festas, com um "thank you Ed" assinado pelo artista plástico Californiano Coop.
Ed autografandp na Feira Route 66 em San Bernardino, Califórnia em setembro de1999
Nós perdemos essa figura incrível em 4 de abril de 2001, com apenas 69 anos, Os médicos disseram que foi um ataque de coração. O Gênio Ed Roth criou um monstro eterno. O Rat Fink e sua Gang continuam fortes e atuais em diversos países, seja nos jovens adultos de hoje ou nos "baby boomers" dos anos cinquenta. O Rat Fink e sua Gang vão continuar mais forte ainda nesse novo milênio, capturando novos grupos de jovens e velhos Finks ainda por décadas e sua trilha já foi seguida no mundo inteiro, com a adoção da “Cultura Custom” agora presente em vários países.
- e qual a relação disso tudo com o Projeto Obvio ! ?
No início do projeto, um dos Diretores estabeleceu contato via internet com Ed Roth e Moldy Marvin. Ficaram e-amigos de imediato e em uma conversa em janeiro de 2004, Moldy lembrou-se do início " - I remember when we first started communicating over the internet ! Ed was still alive and he really loved your concept and I believe that he would still be interested in it" (Eu me lembro quando nós começamos a nos comunicar pela Internet ! Ed ainda estava vivo e ele realmente adorou seus conceitos e acredito que ele deve estar interessado até hoje"). Mais tarde, quando Moldy quando conheceu mais a fundo os carros da Obvio !, mandou-nos este e-mail :
- Eu quero um !!!!!!!!!!!!!!! - Vocês mandaram forte ....
A coisa mais engraçada prá mim é que ... eu realmente não gosto muito de coisas
novas e que venham de outros países ... eu sou muito um "Hot Rodder" da escola
antiga... mas gostei muito dos seus carros.
Eles tem um bom estilo, visual único ... e ainda excelentes características de
segurança para o futuro motorista. Obrigado, ... Moldy.
Ilene Roth, LeGrand Brothersen e Moldy Marvin são os primeiros a conhecer o Obvio ! 828,
ainda no Aeroporto de San Francisco, chegando do Rio de Janeiro para o San Francisco Auto Show !
Caros Amigos da Obvio !:
Muito obrigado pela excelente viagem para São Francisco. Foi uma grande experiência encontrar-me com vocês
no stand da ZAP/Obvio ! . Esperamos poder trabalharmos juntos, proporcionando para muitas alegres famílias
Rat Fink um carro Rat Fink para as estradas ! Tenham um bom Natal; Ilene Roth
conheça o site oficial:
www.ratfink.orgPor aqui, nos anos 70, virou uma mania nacional toda a garotada montar os kit´s do Ed Roth, que incluiam o "Surfink" (com um siri preso no dedão do pé), Ratfink e diversos monstros com carros, todos da Revell americana, quando o Sr. Arno Kikoller conseguiu trazer as matrizes para o Brasil, após belíssimo acerto do seu genro Mauricio Nhuch com o Louis Glazer da Revell de Venice, California, para fabricação local desses kits.
Apesar da Revell estar fora do mercado brasileiro desde o início da década de 90, é inevitável a relação plastimodelismo no Brasil com seus produtos.
Para viajar nos sites do Ratfink, da Galeria Kulture Shoq ou na loja do "Roth Estate", da Viúva Ilene Roth - que mantém vivo o espírito Ed "Big Daddy" Roth - segeum os links:
http://www.ratfink.org/http://www.kultureshoq.com/http://www.edroth.com/Três excelentes livros sobre a vida e obra de Ed Roth, seus hot-rods e artes ...
Na Galeria Kulture Shoq, você vai encontrar de tudo da POP ART e de artistas da Califórnia - litografias, posters, obras de arte, do Ed Roth e de artistas como Von Franco, Sara Ray Hot Rod Art, Suzanne Williams, Eyeball John "Dekay" Detrich, The Zaideman Family, Larry "Speedo", "The Wax Wacko", David Looper, B B McGraw, Sony "Tha Doc" De Palma, Ken "Mitch" Mithroney, Robert Williams, Shag, Eric Pigors, Ian Roussel, Sunny Buick, Chad Scheres, C.J. Allen, Viggo, Marco Almera, C.C. & Anne Rider, Jimmy C e outros... para conhecer, visite o site
www.kultureshoq.com.6a. Festa Anual Rat Fink Kustom Kulture Extravaganza - Los Angeles :Um tributo à vida, arte e inspiração de Ed "Big Daddy" Roth
Ilustração de Chik Art, baseado na soberba ilustração da capa do livro - Rat
Fink , the art of Ed "big daddy "Roth - de Doug Nason e Greg Escalante
7a. Festa Anual do Rat Fink & Kustom Kulture Extravaganza !!!!
Um Tributo à Vida, Arte & Inspirações de Ed "Big Daddy" Roth
Jorge Jor e Ilene Roth - The Roth Estate - exibindo o "Rat Fink Bank" e as mochilas Boblbee em edições especiais
para maiores informações, visite o site
www.ratfinkparty.come não deixe de assistir ao DVD do filme
5a. Reunião Anual do Rat Fink
Maio 31, Junho 1 & 2, 2007 em 404 E. 300 N. Manti, Utah
Moldy Marvin's 8a. Festa Anual do Rat Fink + Kustom Kulture Extravaganza
Um Tributo à vida, Arte & Inspiração de Ed "Big Daddy" RothLos Angeles County Raceway!
171 ABSS
SERGIO QIX
O PRIMEIRO 171