FORD 1949 "SHOEBOX" - edubocchese escreveu:
NOTA: a definição "SHOEBOX"(caixa de sapato) foi um "apelido carinhoso" que surgiu na época, pois alguém (de certo em algum fórum
como este, porém não tão moderno...:scratch:) falou que o carro parecia uma "caixa de sapato amassada".
Pode até parecer estranho, mas lembrando que aqui em terra brazilis temos o "Zé do Caixão", "Fusca Fafá", entre outras coisas, dá pra entender...
O modelo Ford 49 “
Shoebox” foi o primeiro design original da Ford depois da II Guerra Mundial.
Um resumo da história:A marca americana Ford foi fundada em 1903 por Henry Ford e um grupo de doze investidores. A Ford começou a produzir os seus modelos por ordem cronológica, desde o
Modelo A de 1903 até ao
Modelo S de 1908. Até esta altura, a Ford produzia os automóveis em pequenas quantidades numa fábrica alugada. Mas em 1908 com a mudança para uma nova fábrica, a Ford introduziu a primeira linha de montagem automóvel da história. Os modelos T começaram a ser produzidos em grande escala, de forma a diminuir o preço do automóvel. Os Ford Modelo T tinham a particularidade de serem todos de cor preta, devido a tinta de cor preta ser a que secava mais rapidamente.
Em 1919,
Edsel Ford sucede ao seu pai na presidência da Ford, não deixando
Henry Ford (o pai) participar da administração. Passando se os anos, já com o início da II Guerra Mundial a Ford começou a produção em massa do bombardeiro B-24 Liberator(abaixo).
A produção acabou ocupando uma área de montagem de 330.000 m2. Durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), a produção de veículos comerciais esteve praticamente parada. Nessa época, a Ford produziu cerca de 250 mil veículos militares.
Em 1943
Edsel Ford morreu, possívelmente por complicações causadas pelo stress, sentido na produção em massa do bombardeiro B-24 Liberator.
Henry Ford foi então forçado a reassumir o controle da empresa. A retomada da montagem de automóveis civis ocorreu em 1946, tendo uma crescente em 1949.
Em 1947,
Henry Ford morre e é substituído pelo neto
Henry Ford II,com apenas 30 anos.
"HF2", cercou-sede um novo time de gerentes, engenheiros designers. Os novos gerentes de produção incentivaram a nova equipe a repensar alinha de produtos Ford. Os resultados começaram a surgir em 1949, com um sensacional novo modelo Lincoln, o Mercury, e o totalmente novo ford, que serviu de base para os 1950-51 Ford Crestliner.
O Ford 49 foi apresentado ao lado do antigo Modelo T (acima). E a estratégia foi de transforma-lo num sucesso deu certo: “
Nós vamos revolucionar sua vida novamente!” dizia o slogam das propagandas. E a estratégia deu muito certo, pois segundo o próprio
Henry ford Museum(LINK!!!), os Ford 1949 e 50 salvaram a Companhia Ford da falência. Era um projeto inteiramente novo, que corrigiu aspectos defasados ou mesmo obsoletos dos Ford 48, que nada mais eram os modelos 41 e 42, reestilizados.
Um marco na história da companhia, a Ford reforçou esta mensagem de este ser um produto inteiramente novo, o que ele de fato foi. O fato mais importante dessa década ocorreu em 1948 com o lançamento da famosa
Série-F de pickups e caminhões, que faz sucesso até hoje.
Abaixo, colocando na perspectiva correta em foto do ano do lançamento: o Ford modelo A, o modelo T, o sedan 1948 e o novíssimo 49.
Tendo passado os últimos anos fabrincado fuzis, penicos e bombardeiros, em nome do esforço de guerra, quando esta acabou, nem a
Ford, nem a
Chrysler e nem a
General Motors tinham um produto novo para oferecer ao mercado.
Quem saiu na frente foi a
Studebaker e a
Kaiser-Frazer, estes sim fabricantes que lançaram os primeiros veículos do pós-guerra. Com seus carros, modernos e originais, negativaram ainda mais a imagem do produto antiquado e defasado que as “grandes” ofereciam, e isso era péssimo para os negócios. Bastava colocar um Chevrolet 39 ou De Soto 40 ao lado de um Studebaker para que o constrangimento fosse total.
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Para você ter uma idéia, em 1949, nos EUA, um carro como o Ford 1949 custava uns US$1.650,00; a gasolina custava US$0,26 por galão( 1 GALÃO= .3,785.LITROS); uma casa de porte médio uns US$14.500,00 e uma novíssima televisão DuMont de 20 polegadas custava US$999,00 ou quase o preço de um carro novo.
Fatores como esse fizeram do Ford 49 um sucesso de vendas.
No ano de
1949 foram vendidos mais de
1.100.000 carros, gerando um lucro de
177 milhões de dólares em dinheiro da época para a Ford Motor Company.
Lançado para ser
o carro do trabalhador comum, reconhecido por sua qualidade e uma mecânica confiável.
No caso do 49 isso se torna evidente na medida em que a única coisa herdada de outros projetos é justamente a mecânica, os V8 flathead que a Ford havia lançado em 1932.
Para essa máquina robusta e confiável, o maior trabalho foi com o design e acabamentos
Os Ford 49 tinham duas ou quatro portas e estavam disponíveis em duas versões, Standard e Custom. O pára-brisa bipartido era um capricho comum da época. O teto era alto mesmo e era impossível não reconhecer aquele nariz por aí, que esteve presente até o ano seguinte sendo aposentado em 1951.
Versão policial
PRA TERMINAR POR HOJE:
Frases de Henry Ford
- "O passado serve para mostrar as nossas falhas e nos dar indicações para o progresso do futuro ".
- "Existem mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam".
- "Não aponte defeitos, aponte soluções".
- "Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do sucesso".
- "O fracasso é a oportunidade de recomeçar, com mais inteligência e redobrada vontade".
- "Um idealista é uma pessoa que ajuda os outros a prosperar".
- "A única história que vale alguma coisa é a história que fazemos no presente".
- "O melhor uso do capital não é fazer dinheiro, mas sim fazer dinheiro para melhorar a vida".
- "Ninguém pode construir uma reputação baseado no que ainda vai fazer."
- "O capital que não melhora, constantemente, as condições e remuneração do trabalho, foge à sua mais alta missão."
- "Pensar é o trabalho mais pesado que existe, e, talvez, seja essa a razão para tão poucas pessoas se dediquem a tal tarefa".
- "Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."
- "Não é o empregador que paga os salários, mas sim o cliente."
- "Nossas derrotas são, às vezes mais frutíferas que nossos êxitos