Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


clube171@clube171.com.br
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  EntrarEntrar  


 

 FORD 1949

Ir para baixo 
+2
Sergio Qix
edubocchese
6 participantes
AutorMensagem
edubocchese

edubocchese


Mensagens : 921
Data de inscrição : 26/02/2010
Idade : 58

FORD  1949 Empty
MensagemAssunto: FORD 1949   FORD  1949 I_icon_minitime2010-05-24, 10:01 pm

FORD 1949 "SHOEBOX"

edubocchese escreveu:


NOTA: a definição "SHOEBOX"(caixa de sapato) foi um "apelido carinhoso" que surgiu na época, pois alguém (de certo em algum fórum
como este, porém não tão moderno...:scratch:) falou que o carro parecia uma "caixa de sapato amassada".
Pode até parecer estranho, mas lembrando que aqui em terra brazilis temos o "Zé do Caixão", "Fusca Fafá", entre outras coisas, dá pra entender...


O modelo Ford 49 “Shoebox” foi o primeiro design original da Ford depois da II Guerra Mundial.
FORD  1949 Carrosantigos177

Um resumo da história:
A marca americana Ford foi fundada em 1903 por Henry Ford e um grupo de doze investidores. A Ford começou a produzir os seus modelos por ordem cronológica, desde o Modelo A de 1903 até ao Modelo S de 1908. Até esta altura, a Ford produzia os automóveis em pequenas quantidades numa fábrica alugada. Mas em 1908 com a mudança para uma nova fábrica, a Ford introduziu a primeira linha de montagem automóvel da história. Os modelos T começaram a ser produzidos em grande escala, de forma a diminuir o preço do automóvel. Os Ford Modelo T tinham a particularidade de serem todos de cor preta, devido a tinta de cor preta ser a que secava mais rapidamente.
Em 1919, Edsel Ford sucede ao seu pai na presidência da Ford, não deixando Henry Ford (o pai) participar da administração. Passando se os anos, já com o início da II Guerra Mundial a Ford começou a produção em massa do bombardeiro B-24 Liberator(abaixo).

FORD  1949 B24aerial1

A produção acabou ocupando uma área de montagem de 330.000 m2. Durante o período da Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), a produção de veículos comerciais esteve praticamente parada. Nessa época, a Ford produziu cerca de 250 mil veículos militares.
Em 1943 Edsel Ford morreu, possívelmente por complicações causadas pelo stress, sentido na produção em massa do bombardeiro B-24 Liberator. Henry Ford foi então forçado a reassumir o controle da empresa. A retomada da montagem de automóveis civis ocorreu em 1946, tendo uma crescente em 1949.
Em 1947, Henry Ford morre e é substituído pelo neto Henry Ford II,com apenas 30 anos.

"HF2", cercou-sede um novo time de gerentes, engenheiros designers. Os novos gerentes de produção incentivaram a nova equipe a repensar alinha de produtos Ford. Os resultados começaram a surgir em 1949, com um sensacional novo modelo Lincoln, o Mercury, e o totalmente novo ford, que serviu de base para os 1950-51 Ford Crestliner.

FORD  1949 1949fordassemblylinedea

O Ford 49 foi apresentado ao lado do antigo Modelo T (acima). E a estratégia foi de transforma-lo num sucesso deu certo: “Nós vamos revolucionar sua vida novamente!” dizia o slogam das propagandas. E a estratégia deu muito certo, pois segundo o próprio Henry ford Museum(LINK!!!), os Ford 1949 e 50 salvaram a Companhia Ford da falência. Era um projeto inteiramente novo, que corrigiu aspectos defasados ou mesmo obsoletos dos Ford 48, que nada mais eram os modelos 41 e 42, reestilizados.
Um marco na história da companhia, a Ford reforçou esta mensagem de este ser um produto inteiramente novo, o que ele de fato foi. O fato mais importante dessa década ocorreu em 1948 com o lançamento da famosa Série-F de pickups e caminhões, que faz sucesso até hoje.
Abaixo, colocando na perspectiva correta em foto do ano do lançamento: o Ford modelo A, o modelo T, o sedan 1948 e o novíssimo 49.

FORD  1949 Carrosantigos236


Tendo passado os últimos anos fabrincado fuzis, penicos e bombardeiros, em nome do esforço de guerra, quando esta acabou, nem a Ford, nem a Chrysler e nem a General Motors tinham um produto novo para oferecer ao mercado.
Quem saiu na frente foi a Studebaker e a Kaiser-Frazer, estes sim fabricantes que lançaram os primeiros veículos do pós-guerra. Com seus carros, modernos e originais, negativaram ainda mais a imagem do produto antiquado e defasado que as “grandes” ofereciam, e isso era péssimo para os negócios. Bastava colocar um Chevrolet 39 ou De Soto 40 ao lado de um Studebaker para que o constrangimento fosse total.

.........................................................................

Para você ter uma idéia, em 1949, nos EUA, um carro como o Ford 1949 custava uns US$1.650,00; a gasolina custava US$0,26 por galão( 1 GALÃO= .3,785.LITROS); uma casa de porte médio uns US$14.500,00 e uma novíssima televisão DuMont de 20 polegadas custava US$999,00 ou quase o preço de um carro novo.
Fatores como esse fizeram do Ford 49 um sucesso de vendas.



No ano de 1949 foram vendidos mais de 1.100.000 carros, gerando um lucro de 177 milhões de dólares em dinheiro da época para a Ford Motor Company.
Lançado para ser o carro do trabalhador comum, reconhecido por sua qualidade e uma mecânica confiável.
No caso do 49 isso se torna evidente na medida em que a única coisa herdada de outros projetos é justamente a mecânica, os V8 flathead que a Ford havia lançado em 1932.
Para essa máquina robusta e confiável, o maior trabalho foi com o design e acabamentos

Os Ford 49 tinham duas ou quatro portas e estavam disponíveis em duas versões, Standard e Custom. O pára-brisa bipartido era um capricho comum da época. O teto era alto mesmo e era impossível não reconhecer aquele nariz por aí, que esteve presente até o ano seguinte sendo aposentado em 1951.

FORD  1949 Carrosantigos1911

Versão policial
FORD  1949 Ford495051policecar51

FORD  1949 Ford495051policecar01

FORD  1949 Carrosantigos211

FORD  1949 1950ford


PRA TERMINAR POR HOJE:

Frases de Henry Ford
- "O passado serve para mostrar as nossas falhas e nos dar indicações para o progresso do futuro ".
- "Existem mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam".
- "Não aponte defeitos, aponte soluções".
- "Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do sucesso".
- "O fracasso é a oportunidade de recomeçar, com mais inteligência e redobrada vontade".
- "Um idealista é uma pessoa que ajuda os outros a prosperar".
- "A única história que vale alguma coisa é a história que fazemos no presente".
- "O melhor uso do capital não é fazer dinheiro, mas sim fazer dinheiro para melhorar a vida".
- "Ninguém pode construir uma reputação baseado no que ainda vai fazer."
- "O capital que não melhora, constantemente, as condições e remuneração do trabalho, foge à sua mais alta missão."
- "Pensar é o trabalho mais pesado que existe, e, talvez, seja essa a razão para tão poucas pessoas se dediquem a tal tarefa".
- "Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo."
- "Não é o empregador que paga os salários, mas sim o cliente."
- "Nossas derrotas são, às vezes mais frutíferas que nossos êxitos


Última edição por edubocchese em 2010-05-25, 1:35 am, editado 5 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://dolorindo.blogspot.com
Sergio Qix

Sergio Qix


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 26/02/2010
Idade : 61

FORD  1949 Empty
MensagemAssunto: Re: FORD 1949   FORD  1949 I_icon_minitime2010-05-25, 7:33 am

Edu Bochese, coisas desse tipo que me incentivam a continuar com o nosso forum, esse topico ficou exelente, conteúdo muito bom e imagens perfeitas, valeu pela longa espera, vou te dar R$1,71 de desconto na compra do TAXI AMARELO, hauhauahauahuahauahua!!!


171 absss


SERGIO QIX
O PRIMEIRO 171

FORD  1949 913171 FORD  1949 897455 FORD  1949 913171
Ir para o topo Ir para baixo
ZORZÃO

ZORZÃO


Mensagens : 1504
Data de inscrição : 27/02/2010
Idade : 53

FORD  1949 Empty
MensagemAssunto: Re: FORD 1949   FORD  1949 I_icon_minitime2010-05-25, 7:45 am

Maravilha!
Ir para o topo Ir para baixo
Reno

Reno


Mensagens : 2170
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 64

FORD  1949 Empty
MensagemAssunto: Re: FORD 1949   FORD  1949 I_icon_minitime2010-05-25, 8:33 am

Edu, parabéns pelo excelente trabalho histórico neste tópico.
Eu como admirador da linha Ford gostei muito de ler este texto.

E viva os Ford's FORD  1949 531546 FORD  1949 531546 FORD  1949 531546

Abraços
Reno
Ir para o topo Ir para baixo
go_kart

go_kart


Mensagens : 88
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 50

FORD  1949 Empty
MensagemAssunto: Re: FORD 1949   FORD  1949 I_icon_minitime2010-05-25, 9:24 am

Muito bom mesmo o tópico, gostei da versão polícia do '49.
Ir para o topo Ir para baixo
baiuga

baiuga


Mensagens : 161
Data de inscrição : 07/03/2010
Idade : 40

FORD  1949 Empty
MensagemAssunto: Re: FORD 1949   FORD  1949 I_icon_minitime2010-05-25, 11:15 am

Belo tópico, parabens pela iniciativa!!! Está muito completo, e estimulante!!!!
Abraços cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





FORD  1949 Empty
MensagemAssunto: Re: FORD 1949   FORD  1949 I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
FORD 1949
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» FORD GT 40 HISTÓRIA!!!
»  Ford 721 F1 Politoys 1:25 Italiana
» Ford Maverick - Um pouco de história

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: ESPAÇO DEMOCRÁTICO :: TUNEL DO TEMPO, FERRO VELHO E DIVERSOS-
Ir para: