Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


clube171@clube171.com.br
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  


 

 FORD GT 40 HISTÓRIA!!!

Ir para baixo 
+8
ZORZÃO
JrPOA
BEREGA
mf_anjos
leandrogtb
paulokleo
Sergio Qix
v8nandov8
12 participantes
AutorMensagem
v8nandov8

v8nandov8


Mensagens : 916
Data de inscrição : 03/03/2010
Idade : 50

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-04-04, 4:30 am

Um americano em Le Mans

O Ford GT 40 deu trabalho a muitos Porsches e Ferraris nas pistas em meados da década de 60

A famosa 24 Horas de Le Mans tornou-se a mais árdua prova de resistência para carros de corrida. Em sua maioria era disputada por protótipos -- alguns modelos de série se aventuravam, mas no máximo ganhavam em sua categoria. Disputada desde 1923, é uma das corridas de automóveis mais tradicionais e importantes do mundo, verdadeiro laboratório para os fabricantes aplicarem a tecnologia a ser empregada mais tarde nos carros de série.

No começo da década de 60 a Ford tinha intenção de entrar no circuito de competições da Europa, principalmente nas provas de longa duração. Seu objetivo era comprar a tradicionalíssima Ferrari. Henry Ford II não gostou de ver os AC Cobra serem vencidos e os seis primeiros lugares ocupados pelos carros de corrida vermelhos italianos na 12 Horas de Sebring, em 1962.

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Gt401

Mas as negociações não foram adiante. Então o já famoso executivo-chefe da Ford, Lee Iacocca, pai do projeto Mustang, apresentou seus planos de desenvolver um bólido moderno e veloz. Tinha de ser um V8 capaz de ultrapassar a barreira das 200 milhas por hora -- 320 km/h.

De início contou com a ajuda de técnicos ingleses. O primeiro foi Eric Broadley, famoso pela construção dos carros de corrida Lola. Seu modelo T70, que faria sucesso anos mais tarde, além de muito bonito era bastante veloz. Juntaram-se a eles John Wyer, proveniente da Aston Martin, marca inglesa com vitórias em Le Mans, e o famoso Carroll Shelby, conhecido por seus velozes e potentes Cobra. Para os testes de pista foi contratado o jovem piloto Ritchie Ginther. Assim estava formada, na Inglaterra, a Ford Advanced Vehicles (FAV).

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Gt402

Em 1964 nascia o GT 40. Media 3,96 metros de comprimento e apenas 1,02 metro de altura, ou seja, 40 polegadas -- daí o numero mágico do bólido de corridas. Com o objetivo de barrar as vitórias da Ferrari e da Jaguar, no projeto foi gasto muito dinheiro e adotada toda a tecnologia disponível na época. Era um carro muito bonito, baixo, com a frente inclinada e duas entradas de ar sobre o capô. Os faróis carenados, o pára-brisa envolvente, os vidros laterais inclinados para dentro da carroceria e o traseiro mostrando o coração da máquina.

A parte superior das portas ia quase até a metade do teto -- não uma novidade, já que o famoso Mercedes 300 SL "Asa de Gaivota" tinha a mesma bela particularidade. O enorme capô traseiro abria-se de frente para trás. Uma obra de arte sobre rodas, muito atraente até hoje. O primeiro deles chamou-se GT 40 Mark I, ou MK I.

O motor central era um V8 de comando de válvulas no bloco (OHV) e 4,7 litros de cilindrada, originário do Ford Fairlane, que devidamente preparado fornecia 390 cv de potência. Sua velocidade máxima estava perto dos 320 km/h. O câmbio tinha cinco marchas e os freios da famosa marca Girling. Nos primeiros testes no circuito Le Sarthe, na cidade francesa de Le Mans, os carros se acidentaram por causa da má estabilidade direcional, devido a problemas de aerodinâmica. Foi colocado então um aerofólio traseiro, que melhorou a situação mas não corrigiu o defeito.

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Gt403

Sua estréia no Campeonato Mundial de Marcas deu-se na 1.000 Quilômetros de Nürburgring, em 1964. Nos treinos foi o segundo mais rápido. Os pilotos eram o grande Bruce McLaren e o não menos famoso Phil Hill. Este último chegou a ocupar a segunda posição, mas problemas de suspensão não o deixaram completar a mais dura prova alemã da temporada.

No mesmo ano a marca americana alinhava três unidades do GT para a 24 Horas de Le Mans. A prova tradicionalmente começa num sábado, sempre às 16 horas. Nos treinos de classificação os carros americanos conseguiram a segunda, terceira e nona posição. Na prova, o carro da dupla Richie Ginther/Masten Gregory quebrou a caixa de câmbio (da marca Colotti) na quarta hora e o de Richard Attwood/Jo Schlesser pegou fogo, por causa de um vazamento de gasolina. O terceiro, de Graham Hill e Bruce McLaren, resistiu mais tempo mas sofreu o mesmo problema do primeiro. O câmbio não suportava tanta potência.

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Gt404

O GT 40 mostrou, contudo, ser veloz nas retas pelo fato de ter ultrapassado os Ferraris na famosa reta Mulsanne a mais de 320 km/h, número apreciável até hoje. Na corrida seguinte, a 12 Horas de Reims, também na França, o câmbio novamente traía o carro da Ford. Na última corrida do campeonato, em Nassau, nas Bahamas, o desastre foi maior: os oito carros que foram para a pista não terminaram. Quebra total na equipe americana.

No ano de 1965 nascia a versão Mark I A. A equipe já estava sob o comando de Carroll Shelby na fábrica de Kar Kraft, perto de Dearborn, no estado americano de Michigan. O novo motor do Cobra de 4,7 litros era adotado, as rodas passavam a ser fundidas, os pneus agora vinham da Dunlop, e o câmbio, da ZF alemã. A primeira corrida em Daytona, na Flórida, foi vencida por Ken Miles e Lloyd Ruby, mas a concorrência não estava à altura. Na segunda, em Sebring, o Mark II ficou em segundo atrás de um Chaparral, carro projetado por Jim Hall e equipado com motor Chevrolet, a maior concorrente da Ford nos EUA. Consta que os dirigentes ficaram furiosos por isso.

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Gt405

Veio então o Mark II, apresentado em abril, com motor de 6.990 cm3. Nosso conhecido Ford Galaxie utilizava-o nos EUA em provas de stock-cars, em uma versão cupê que não foi produzida no Brasil. O motor pesava 280 kg, muito para um protótipo com pretensões de vencer os Ferraris, mas era bastante potente: 485 cv a 6.200 rpm. Em testes alcançou a máxima de 329 km/h. Os discos de freios eram ventilados e a caixa tinha quatro marchas. Enfrentaria Le Mans em junho.

Pois o que aconteceu foi um novo fracasso. Os estreantes MK II quebraram o câmbio e os outros, versão antiga com motor Cobra, tiveram problemas no câmbio e no cabeçote. Mas mostraram ser extremamente velozes.

Em 1966 o terceiro projeto objetivando Le Mans era desenvolvido: o Ford J ou GTP. Era 180 kg mais leve que o anterior, graças a novas técnicas e materiais; tinha melhor aerodinâmica e transmissão automática, para aproveitar melhor o imenso torque do motor de 7,0 litros. A Ford ganhava pela segunda vez a 24 Horas de Daytona e também vencia a 12 Horas de Sebring com o modelo Roadster, versão antiga, nas mãos de Milles e Ruby. Nesta prova, famosos como o Porsche Carrera 6 e o Ferrari 330 P3 participaram; até um Corvette Stingray ganhou em sua categoria.

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Gt406

E finalmente veio a vitória na prova de longa distância francesa -- mas não com o J. Oito carros Mark II foram inscritos e conseguiram as três primeiras colocações. Os pilotos Bruce McLaren e Chris Amon saborearam a tão esperada vitória na 24 Horas, fato que se repetiria em 1967, 1968 e 1969.

Em 1967, a 1.000 Quilômetros de Spa, na Bélgica, era vencida pelo Mirage Ford, uma nova versão do GT 40. O carro era mais leve e o motor de 5,7 litros com câmbio ZF provava ser resistente. No belo Circuito Nacional de Spa-Francorchamps, de 14,1 quilômetros de extensão, foram dadas 41 voltas com média de 255 km/h. Em Le Mans sete Fords GT40, de diferentes versões e equipes, foram para a pista. A Ferrari tinha preparado igual quantidade de carros, a Chaparral e a Lola também estavam lá. O patrão Henry Ford II era o convidado de honra da prova.

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Gt407

Na tradição de Le Mans, a largada se dava com os pilotos de um lado da pista e os carros, estacionados em 45º, do outro. Após o sinal, iam correndo, davam a partida e largavam velozmente. O famoso piloto americano A. J. Foyt, em dupla com Dan Gurney, venceu a prova. O segundo lugar ficou com Bruce McLaren e Mark Donohue com o Mark IV. Seu motor era um V8 OHV de 6,9 litros e 500 cv, apto à velocidade máxima de 355 km/h. Cruzaram a linha de chegada quatro voltas à frente do ameaçador Ferrari 330 P4 de Mike Parkes e Ludovico Scarfiotti.

Em 1968 o regulamento mudava, com motores agora limitados a 5,0 litros de cilindrada. A Ford se retirava oficialmente e o GT 40 passava a correr em equipes particulares -- a mais famosas com o azul-claro e faixas laranja da empresa petrolífera Gulf. No mesmo ano a Ferrari se retirava e à fábrica americana restavam como concorrentes os temidos e velozes alemães da Porsche.

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Gt408

Os GT 40 ganharam o campeonato, com vitórias em Brands Hatch, na Inglaterra; Monza, na Itália; na Bélgica, em Watkins Glen, nos EUA. E o competente piloto mexicano Pedro Rodriguez venceu em Le Mans. A terceira vitória em terras francesas foi obtida pelo carro equipado com motor de 4,95 litros e 420 cv de potência. Estes GTs já eram produzidos pela JW (J. Wyer e John Wilment), que fabricava carros de passeio e de corrida.

Em 1969 o GT 40 travou sua maior batalha em Le Mans. O carro pilotado pelo competente belga Jacky Ickx, que fez bonito também na Formula 1 e em ralis, passava a linha de chegada a apenas 120 metros do Porsche 908 de Hans Hermann, após uma disputa metro a metro que durou três horas. Foi uma corrida memorável e aqueles que estiveram presentes sempre comentam com entusiasmo.

Além da Porsche, com os 908 e 917 que estreavam na prova, estavam presentes a Matra, com motores V12 de 3,0 litros, a Alpine, com V8 Renault-Gordini de mesma cilindrada, e a Ferrari, com dois modelos 312 P.

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Gt409

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Gt4010

Após as primeiras horas, o consumo de combustível dos Porsches era muito maior que o dos concorrentes, mas eles conseguiam manter a ponta. A primeira baixa foi de um 917 que se acidentou ainda na primeira volta, causando a morte do piloto John Woolfe, também dono da equipe que levava seu nome. No começo da noite o Matra estava em segundo e os GT40 vinham avançando com muita regularidade. Na madrugada os carros americanos já ocupavam o quarto e o quinto lugar; um 908 pegava fogo e abandonava.

No principio da manhã outro Porsche 917, de Vic Elford e Richard Attwood, tinha problemas e ia para os boxes. De volta à maratona, resistiu por pouco tempo. Depois outro 908, com problemas no câmbio, ia ao socorro da equipe. O único GT 40 que não enfrentou os avessos do circuito, de Ickx e Jackie Oliver, assumia a liderança. Em seu encalço vinha o 908 de Hans Herrman e Gérard Larrousse, visivelmente mais rápido.

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Gt4011

A disputa foi cinematográfica até a bandeirada final. Nunca, em 37 anos de provas neste circuito, havia acontecido algo parecido. As posições se alternavam com ou sem abastecimento nos boxes. Foi nervosa e muito atraente para o público. Vitória final, na quarta vez consecutiva, para o inesquecível Ford GT 40. Sua última competição do Mundial de Marcas e despedida das pistas foi em 1969, quando venceu mais uma vez a 12 Horas de Sebring, mas o campeonato ficou em mãos germânicas.
Ir para o topo Ir para baixo
v8nandov8

v8nandov8


Mensagens : 916
Data de inscrição : 03/03/2010
Idade : 50

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-04-04, 4:44 am

Mais umas imagens legais

A vitória massacrante de 66:

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Fordgt40lemanslargada19

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Fordgt40lemansvictory19

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Lemans1966finish1

Imagem da largada de 1967

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Gt40mkivlemans671b

Parte das belezinhas guardadas no Shelby American Collection

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Shelbycollection
Ir para o topo Ir para baixo
Sergio Qix

Sergio Qix


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 26/02/2010
Idade : 61

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-04-04, 10:52 am

Matou a pau Dr. V8, cada vez mais afiado, obrigado pela colaboração,

171 abss

SERGIO QIX
O PRIMEIRO 171
Ir para o topo Ir para baixo
paulokleo

paulokleo


Mensagens : 1626
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 43

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-04-04, 12:32 pm

Li tomando um chimarrão!!! Parabéns pelo post!
Ir para o topo Ir para baixo
http://tcheminis.forumeiros.com/
leandrogtb




Mensagens : 25
Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 42

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-04-05, 10:16 pm

bacana demais este tópico.... Parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.pumagtb.com.br
mf_anjos

mf_anjos


Mensagens : 175
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 49

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-04-07, 11:58 pm

Belo post.

Esse é clássico... E lindo. Tanto que é uma das miniaturas HW que elegi para pegar todas as edições que aparecem!
Ir para o topo Ir para baixo
BEREGA

BEREGA


Mensagens : 511
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 70

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-04-08, 10:43 am

NANDO VELHO!!!
PARABÉNS MAGNIFICO POST!
ABS
MARIO
FORD GT 40 HISTÓRIA!!! 750522
Ir para o topo Ir para baixo
JrPOA

JrPOA


Mensagens : 672
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 56

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-04-10, 3:19 am

:D Parabens pelo post,muito bom,estes foram os devoradores de Ferraris Twisted Evil

Abraços;

Junior
Ir para o topo Ir para baixo
ZORZÃO

ZORZÃO


Mensagens : 1504
Data de inscrição : 27/02/2010
Idade : 52

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-04-10, 7:33 am

Esse fórum tá ficando chique demais...

É ótimo saber a história destas lendas da velocidade. Imaginem qta coisa legal ainda tem p ser vista sobre isso.
Ir para o topo Ir para baixo
Reno

Reno


Mensagens : 2170
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 64

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-05-18, 8:22 pm

Nando, hoje tive um tempo para ler seu tópico com calma. Parabéns pela pesquisa.
Gosto muito deste carro, tenho até alguns modelos na coleção.
E lembrando do fabricante Americar aqui de Santo André, que faz uma réplica do GT 40, segue a Ficha Técnica do mesmo.

Abraços
Reno




OPCIONAIS de Performance

· Motores disponíveis fornecidos pela Ford Racing USA :

· 392 Ford Racing: 475 HP.

· 307 Ford Racing :400 HP.

· Os Motores acima já incluem Sistema de injeção Holley 950 CFM .

· Injeção


· Para quem gosta do visual dos anos 60 pode optar pela injeção de oito cornetas semelhante as Weber 48 , com a vantagem de um rodar bem mais suave , e ser totalmente programável .podendo ser totalmente polida .

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Image006
FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Image008

Cambio Mendeola

· Suporta até 650HP: 5 marchas (Recomendado para motores acima de 400 HP)

· Cambio ZF

· Original GT 40: 5 marchas

· Cambio G50 Porsche 5 marchas 500 HP

· Trambulador com engate seguencial. 4.11

· Freios: Conjunto Performance

· Discos dianteiros 330 mm Wilwood

· Discos traseiros 300 mm Wilwood

· Pinças diant. Doppler 6 pistões

· Pinças traseiras 4 pistões

· 2 Pinças extras freio de mão .

· OBS:Este conjunto apenas pode ser utilizado com rodas aro 17 , 18 ou 19 .

· Recomendadas para veículos com motores acima de 400 HP ou usados em competição

· Embreagem;Centerforce Kevlar 2 discos

· Pneus: Michelim Pilot Sport PS2

· ( para velocidades acima de 250 KM )

· 245x45-17dianteiro :

· 335x35-17 traseiro:

(Outras medidas e modelos especiais Sob consulta )

· Rodas Trigo ou BRM importadas Cubo Rapido

· ( modelo usado em carros originais de competição )

· 17x8 - Dianteira

· 17x10- Traseira

Dados retirados do site da Americar: http://www.americarveiculos.com.br/gta40/gta40.htm

e complementando, uma foto que tirei no Encontro de Antigos em Serra Negra no ano passado.

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! DSC03076
Ir para o topo Ir para baixo
theov8

theov8


Mensagens : 429
Data de inscrição : 30/04/2010
Idade : 49

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-06-02, 3:49 am

q show de materia, parabens!!!
vou ficar esperando outros, foi bom d+!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Walter Mendes

Walter Mendes


Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/04/2010
Idade : 55

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-09-13, 10:12 am

E aí pessoal,

Muito bom esse tópico e para ilustrar um pouco mais, seguem umas fotos que tirei em Le Mans.

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! P7100060.th
FORD GT 40 HISTÓRIA!!! P7100061.th
FORD GT 40 HISTÓRIA!!! P7100062.th
FORD GT 40 HISTÓRIA!!! P7100065.th
FORD GT 40 HISTÓRIA!!! P7100066h.th
FORD GT 40 HISTÓRIA!!! P7100067.th
FORD GT 40 HISTÓRIA!!! P7100075.th
FORD GT 40 HISTÓRIA!!! P7100080.th
FORD GT 40 HISTÓRIA!!! P7100081.th
FORD GT 40 HISTÓRIA!!! P7100077.th
FORD GT 40 HISTÓRIA!!! P7100076n.th

E uma foto do bonitão.........

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! P7100079.th

Um abração a todos.

Walter Mendes.


Ir para o topo Ir para baixo
Reno

Reno


Mensagens : 2170
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 64

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-09-13, 1:50 pm

Walter Mendes escreveu:
E aí pessoal,

Muito bom esse tópico e para ilustrar um pouco mais, seguem umas fotos que tirei em Le Mans.

E uma foto do bonitão.........

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! P7100079.th

Um abração a todos.

Walter Mendes.




Acho que você quiz dizer, uma foto do GT 40 BRANCO, rsrsrs.
Aí Walter, tá chique, hein........

Abraços
Reno
Ir para o topo Ir para baixo
Walter Mendes

Walter Mendes


Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/04/2010
Idade : 55

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-09-13, 3:59 pm

E aí Reno,

O bonitão é o GT branco, seis pensaram que era quem ? E eu tinha que ta chique mesmo, o lugar exigia.... afinal lá é o templo sagrado do automobilismo...
FORD GT 40 HISTÓRIA!!! 398118

Um abraço.

Walter Mendes.
Ir para o topo Ir para baixo
ezucatti

ezucatti


Mensagens : 860
Data de inscrição : 10/08/2010
Idade : 42

FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime2010-09-13, 5:14 pm

Muuito legal!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





FORD GT 40 HISTÓRIA!!! Empty
MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   FORD GT 40 HISTÓRIA!!! I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
FORD GT 40 HISTÓRIA!!!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ford Maverick - Um pouco de história
» PUMA GTB e a sua história....
» HISTÓRIA DO MUSTANG
» Dodge e a sua história
» Lorena GT - um pouco de história

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: ESPAÇO DEMOCRÁTICO :: TUNEL DO TEMPO, FERRO VELHO E DIVERSOS-
Ir para: