clube171@clube171.com.br
 
InícioInício  PortalPortal  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  


Compartilhe | 
 

 FORD GT 40 HISTÓRIA!!!

Ir em baixo 
AutorMensagem
v8nandov8

avatar

Mensagens : 916
Data de inscrição : 03/03/2010
Idade : 44

MensagemAssunto: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-04-04, 4:30 am

Um americano em Le Mans

O Ford GT 40 deu trabalho a muitos Porsches e Ferraris nas pistas em meados da década de 60

A famosa 24 Horas de Le Mans tornou-se a mais árdua prova de resistência para carros de corrida. Em sua maioria era disputada por protótipos -- alguns modelos de série se aventuravam, mas no máximo ganhavam em sua categoria. Disputada desde 1923, é uma das corridas de automóveis mais tradicionais e importantes do mundo, verdadeiro laboratório para os fabricantes aplicarem a tecnologia a ser empregada mais tarde nos carros de série.

No começo da década de 60 a Ford tinha intenção de entrar no circuito de competições da Europa, principalmente nas provas de longa duração. Seu objetivo era comprar a tradicionalíssima Ferrari. Henry Ford II não gostou de ver os AC Cobra serem vencidos e os seis primeiros lugares ocupados pelos carros de corrida vermelhos italianos na 12 Horas de Sebring, em 1962.



Mas as negociações não foram adiante. Então o já famoso executivo-chefe da Ford, Lee Iacocca, pai do projeto Mustang, apresentou seus planos de desenvolver um bólido moderno e veloz. Tinha de ser um V8 capaz de ultrapassar a barreira das 200 milhas por hora -- 320 km/h.

De início contou com a ajuda de técnicos ingleses. O primeiro foi Eric Broadley, famoso pela construção dos carros de corrida Lola. Seu modelo T70, que faria sucesso anos mais tarde, além de muito bonito era bastante veloz. Juntaram-se a eles John Wyer, proveniente da Aston Martin, marca inglesa com vitórias em Le Mans, e o famoso Carroll Shelby, conhecido por seus velozes e potentes Cobra. Para os testes de pista foi contratado o jovem piloto Ritchie Ginther. Assim estava formada, na Inglaterra, a Ford Advanced Vehicles (FAV).



Em 1964 nascia o GT 40. Media 3,96 metros de comprimento e apenas 1,02 metro de altura, ou seja, 40 polegadas -- daí o numero mágico do bólido de corridas. Com o objetivo de barrar as vitórias da Ferrari e da Jaguar, no projeto foi gasto muito dinheiro e adotada toda a tecnologia disponível na época. Era um carro muito bonito, baixo, com a frente inclinada e duas entradas de ar sobre o capô. Os faróis carenados, o pára-brisa envolvente, os vidros laterais inclinados para dentro da carroceria e o traseiro mostrando o coração da máquina.

A parte superior das portas ia quase até a metade do teto -- não uma novidade, já que o famoso Mercedes 300 SL "Asa de Gaivota" tinha a mesma bela particularidade. O enorme capô traseiro abria-se de frente para trás. Uma obra de arte sobre rodas, muito atraente até hoje. O primeiro deles chamou-se GT 40 Mark I, ou MK I.

O motor central era um V8 de comando de válvulas no bloco (OHV) e 4,7 litros de cilindrada, originário do Ford Fairlane, que devidamente preparado fornecia 390 cv de potência. Sua velocidade máxima estava perto dos 320 km/h. O câmbio tinha cinco marchas e os freios da famosa marca Girling. Nos primeiros testes no circuito Le Sarthe, na cidade francesa de Le Mans, os carros se acidentaram por causa da má estabilidade direcional, devido a problemas de aerodinâmica. Foi colocado então um aerofólio traseiro, que melhorou a situação mas não corrigiu o defeito.



Sua estréia no Campeonato Mundial de Marcas deu-se na 1.000 Quilômetros de Nürburgring, em 1964. Nos treinos foi o segundo mais rápido. Os pilotos eram o grande Bruce McLaren e o não menos famoso Phil Hill. Este último chegou a ocupar a segunda posição, mas problemas de suspensão não o deixaram completar a mais dura prova alemã da temporada.

No mesmo ano a marca americana alinhava três unidades do GT para a 24 Horas de Le Mans. A prova tradicionalmente começa num sábado, sempre às 16 horas. Nos treinos de classificação os carros americanos conseguiram a segunda, terceira e nona posição. Na prova, o carro da dupla Richie Ginther/Masten Gregory quebrou a caixa de câmbio (da marca Colotti) na quarta hora e o de Richard Attwood/Jo Schlesser pegou fogo, por causa de um vazamento de gasolina. O terceiro, de Graham Hill e Bruce McLaren, resistiu mais tempo mas sofreu o mesmo problema do primeiro. O câmbio não suportava tanta potência.



O GT 40 mostrou, contudo, ser veloz nas retas pelo fato de ter ultrapassado os Ferraris na famosa reta Mulsanne a mais de 320 km/h, número apreciável até hoje. Na corrida seguinte, a 12 Horas de Reims, também na França, o câmbio novamente traía o carro da Ford. Na última corrida do campeonato, em Nassau, nas Bahamas, o desastre foi maior: os oito carros que foram para a pista não terminaram. Quebra total na equipe americana.

No ano de 1965 nascia a versão Mark I A. A equipe já estava sob o comando de Carroll Shelby na fábrica de Kar Kraft, perto de Dearborn, no estado americano de Michigan. O novo motor do Cobra de 4,7 litros era adotado, as rodas passavam a ser fundidas, os pneus agora vinham da Dunlop, e o câmbio, da ZF alemã. A primeira corrida em Daytona, na Flórida, foi vencida por Ken Miles e Lloyd Ruby, mas a concorrência não estava à altura. Na segunda, em Sebring, o Mark II ficou em segundo atrás de um Chaparral, carro projetado por Jim Hall e equipado com motor Chevrolet, a maior concorrente da Ford nos EUA. Consta que os dirigentes ficaram furiosos por isso.



Veio então o Mark II, apresentado em abril, com motor de 6.990 cm3. Nosso conhecido Ford Galaxie utilizava-o nos EUA em provas de stock-cars, em uma versão cupê que não foi produzida no Brasil. O motor pesava 280 kg, muito para um protótipo com pretensões de vencer os Ferraris, mas era bastante potente: 485 cv a 6.200 rpm. Em testes alcançou a máxima de 329 km/h. Os discos de freios eram ventilados e a caixa tinha quatro marchas. Enfrentaria Le Mans em junho.

Pois o que aconteceu foi um novo fracasso. Os estreantes MK II quebraram o câmbio e os outros, versão antiga com motor Cobra, tiveram problemas no câmbio e no cabeçote. Mas mostraram ser extremamente velozes.

Em 1966 o terceiro projeto objetivando Le Mans era desenvolvido: o Ford J ou GTP. Era 180 kg mais leve que o anterior, graças a novas técnicas e materiais; tinha melhor aerodinâmica e transmissão automática, para aproveitar melhor o imenso torque do motor de 7,0 litros. A Ford ganhava pela segunda vez a 24 Horas de Daytona e também vencia a 12 Horas de Sebring com o modelo Roadster, versão antiga, nas mãos de Milles e Ruby. Nesta prova, famosos como o Porsche Carrera 6 e o Ferrari 330 P3 participaram; até um Corvette Stingray ganhou em sua categoria.



E finalmente veio a vitória na prova de longa distância francesa -- mas não com o J. Oito carros Mark II foram inscritos e conseguiram as três primeiras colocações. Os pilotos Bruce McLaren e Chris Amon saborearam a tão esperada vitória na 24 Horas, fato que se repetiria em 1967, 1968 e 1969.

Em 1967, a 1.000 Quilômetros de Spa, na Bélgica, era vencida pelo Mirage Ford, uma nova versão do GT 40. O carro era mais leve e o motor de 5,7 litros com câmbio ZF provava ser resistente. No belo Circuito Nacional de Spa-Francorchamps, de 14,1 quilômetros de extensão, foram dadas 41 voltas com média de 255 km/h. Em Le Mans sete Fords GT40, de diferentes versões e equipes, foram para a pista. A Ferrari tinha preparado igual quantidade de carros, a Chaparral e a Lola também estavam lá. O patrão Henry Ford II era o convidado de honra da prova.



Na tradição de Le Mans, a largada se dava com os pilotos de um lado da pista e os carros, estacionados em 45º, do outro. Após o sinal, iam correndo, davam a partida e largavam velozmente. O famoso piloto americano A. J. Foyt, em dupla com Dan Gurney, venceu a prova. O segundo lugar ficou com Bruce McLaren e Mark Donohue com o Mark IV. Seu motor era um V8 OHV de 6,9 litros e 500 cv, apto à velocidade máxima de 355 km/h. Cruzaram a linha de chegada quatro voltas à frente do ameaçador Ferrari 330 P4 de Mike Parkes e Ludovico Scarfiotti.

Em 1968 o regulamento mudava, com motores agora limitados a 5,0 litros de cilindrada. A Ford se retirava oficialmente e o GT 40 passava a correr em equipes particulares -- a mais famosas com o azul-claro e faixas laranja da empresa petrolífera Gulf. No mesmo ano a Ferrari se retirava e à fábrica americana restavam como concorrentes os temidos e velozes alemães da Porsche.



Os GT 40 ganharam o campeonato, com vitórias em Brands Hatch, na Inglaterra; Monza, na Itália; na Bélgica, em Watkins Glen, nos EUA. E o competente piloto mexicano Pedro Rodriguez venceu em Le Mans. A terceira vitória em terras francesas foi obtida pelo carro equipado com motor de 4,95 litros e 420 cv de potência. Estes GTs já eram produzidos pela JW (J. Wyer e John Wilment), que fabricava carros de passeio e de corrida.

Em 1969 o GT 40 travou sua maior batalha em Le Mans. O carro pilotado pelo competente belga Jacky Ickx, que fez bonito também na Formula 1 e em ralis, passava a linha de chegada a apenas 120 metros do Porsche 908 de Hans Hermann, após uma disputa metro a metro que durou três horas. Foi uma corrida memorável e aqueles que estiveram presentes sempre comentam com entusiasmo.

Além da Porsche, com os 908 e 917 que estreavam na prova, estavam presentes a Matra, com motores V12 de 3,0 litros, a Alpine, com V8 Renault-Gordini de mesma cilindrada, e a Ferrari, com dois modelos 312 P.





Após as primeiras horas, o consumo de combustível dos Porsches era muito maior que o dos concorrentes, mas eles conseguiam manter a ponta. A primeira baixa foi de um 917 que se acidentou ainda na primeira volta, causando a morte do piloto John Woolfe, também dono da equipe que levava seu nome. No começo da noite o Matra estava em segundo e os GT40 vinham avançando com muita regularidade. Na madrugada os carros americanos já ocupavam o quarto e o quinto lugar; um 908 pegava fogo e abandonava.

No principio da manhã outro Porsche 917, de Vic Elford e Richard Attwood, tinha problemas e ia para os boxes. De volta à maratona, resistiu por pouco tempo. Depois outro 908, com problemas no câmbio, ia ao socorro da equipe. O único GT 40 que não enfrentou os avessos do circuito, de Ickx e Jackie Oliver, assumia a liderança. Em seu encalço vinha o 908 de Hans Herrman e Gérard Larrousse, visivelmente mais rápido.



A disputa foi cinematográfica até a bandeirada final. Nunca, em 37 anos de provas neste circuito, havia acontecido algo parecido. As posições se alternavam com ou sem abastecimento nos boxes. Foi nervosa e muito atraente para o público. Vitória final, na quarta vez consecutiva, para o inesquecível Ford GT 40. Sua última competição do Mundial de Marcas e despedida das pistas foi em 1969, quando venceu mais uma vez a 12 Horas de Sebring, mas o campeonato ficou em mãos germânicas.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
v8nandov8

avatar

Mensagens : 916
Data de inscrição : 03/03/2010
Idade : 44

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-04-04, 4:44 am

Mais umas imagens legais

A vitória massacrante de 66:







Imagem da largada de 1967



Parte das belezinhas guardadas no Shelby American Collection


_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Sergio Qix

avatar

Mensagens : 1392
Data de inscrição : 26/02/2010
Idade : 55

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-04-04, 10:52 am

Matou a pau Dr. V8, cada vez mais afiado, obrigado pela colaboração,

171 abss

SERGIO QIX
O PRIMEIRO 171
Voltar ao Topo Ir em baixo
paulokleo

avatar

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 08/03/2010
Idade : 37

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-04-04, 12:32 pm

Li tomando um chimarrão!!! Parabéns pelo post!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://tcheminis.forumeiros.com/
leandrogtb



Mensagens : 25
Data de inscrição : 02/03/2010
Idade : 37

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-04-05, 10:16 pm

bacana demais este tópico.... Parabéns!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.pumagtb.com.br
mf_anjos

avatar

Mensagens : 175
Data de inscrição : 04/03/2010
Idade : 44

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-04-07, 11:58 pm

Belo post.

Esse é clássico... E lindo. Tanto que é uma das miniaturas HW que elegi para pegar todas as edições que aparecem!
Voltar ao Topo Ir em baixo
BEREGA

avatar

Mensagens : 511
Data de inscrição : 01/03/2010
Idade : 64

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-04-08, 10:43 am

NANDO VELHO!!!
PARABÉNS MAGNIFICO POST!
ABS
MARIO
Voltar ao Topo Ir em baixo
JrPOA

avatar

Mensagens : 672
Data de inscrição : 05/03/2010
Idade : 50

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-04-10, 3:19 am

:D Parabens pelo post,muito bom,estes foram os devoradores de Ferraris Twisted Evil

Abraços;

Junior
Voltar ao Topo Ir em baixo
ZORZÃO

avatar

Mensagens : 1504
Data de inscrição : 27/02/2010
Idade : 46

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-04-10, 7:33 am

Esse fórum tá ficando chique demais...

É ótimo saber a história destas lendas da velocidade. Imaginem qta coisa legal ainda tem p ser vista sobre isso.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Reno

avatar

Mensagens : 2170
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 58

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-05-18, 8:22 pm

Nando, hoje tive um tempo para ler seu tópico com calma. Parabéns pela pesquisa.
Gosto muito deste carro, tenho até alguns modelos na coleção.
E lembrando do fabricante Americar aqui de Santo André, que faz uma réplica do GT 40, segue a Ficha Técnica do mesmo.

Abraços
Reno




OPCIONAIS de Performance

· Motores disponíveis fornecidos pela Ford Racing USA :

· 392 Ford Racing: 475 HP.

· 307 Ford Racing :400 HP.

· Os Motores acima já incluem Sistema de injeção Holley 950 CFM .

· Injeção


· Para quem gosta do visual dos anos 60 pode optar pela injeção de oito cornetas semelhante as Weber 48 , com a vantagem de um rodar bem mais suave , e ser totalmente programável .podendo ser totalmente polida .




Cambio Mendeola

· Suporta até 650HP: 5 marchas (Recomendado para motores acima de 400 HP)

· Cambio ZF

· Original GT 40: 5 marchas

· Cambio G50 Porsche 5 marchas 500 HP

· Trambulador com engate seguencial. 4.11

· Freios: Conjunto Performance

· Discos dianteiros 330 mm Wilwood

· Discos traseiros 300 mm Wilwood

· Pinças diant. Doppler 6 pistões

· Pinças traseiras 4 pistões

· 2 Pinças extras freio de mão .

· OBS:Este conjunto apenas pode ser utilizado com rodas aro 17 , 18 ou 19 .

· Recomendadas para veículos com motores acima de 400 HP ou usados em competição

· Embreagem;Centerforce Kevlar 2 discos

· Pneus: Michelim Pilot Sport PS2

· ( para velocidades acima de 250 KM )

· 245x45-17dianteiro :

· 335x35-17 traseiro:

(Outras medidas e modelos especiais Sob consulta )

· Rodas Trigo ou BRM importadas Cubo Rapido

· ( modelo usado em carros originais de competição )

· 17x8 - Dianteira

· 17x10- Traseira

Dados retirados do site da Americar: http://www.americarveiculos.com.br/gta40/gta40.htm

e complementando, uma foto que tirei no Encontro de Antigos em Serra Negra no ano passado.


_________________
Eu curto o DIECASTCONNECTION!!!!

171, SEMPRE A MELHOR OPÇÃO
GARAGEM - http://clube171.forumeiros.com/show-room-particular-f37/show-room-reno-t17.htm
Voltar ao Topo Ir em baixo
theov8

avatar

Mensagens : 429
Data de inscrição : 30/04/2010
Idade : 43

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-06-02, 3:49 am

q show de materia, parabens!!!
vou ficar esperando outros, foi bom d+!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Walter Mendes

avatar

Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/04/2010
Idade : 49

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-09-13, 10:12 am

E aí pessoal,

Muito bom esse tópico e para ilustrar um pouco mais, seguem umas fotos que tirei em Le Mans.













E uma foto do bonitão.........



Um abração a todos.

Walter Mendes.


Voltar ao Topo Ir em baixo
Reno

avatar

Mensagens : 2170
Data de inscrição : 22/02/2010
Idade : 58

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-09-13, 1:50 pm

Walter Mendes escreveu:
E aí pessoal,

Muito bom esse tópico e para ilustrar um pouco mais, seguem umas fotos que tirei em Le Mans.

E uma foto do bonitão.........



Um abração a todos.

Walter Mendes.




Acho que você quiz dizer, uma foto do GT 40 BRANCO, rsrsrs.
Aí Walter, tá chique, hein........

Abraços
Reno

_________________
Eu curto o DIECASTCONNECTION!!!!

171, SEMPRE A MELHOR OPÇÃO
GARAGEM - http://clube171.forumeiros.com/show-room-particular-f37/show-room-reno-t17.htm
Voltar ao Topo Ir em baixo
Walter Mendes

avatar

Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/04/2010
Idade : 49

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-09-13, 3:59 pm

E aí Reno,

O bonitão é o GT branco, seis pensaram que era quem ? E eu tinha que ta chique mesmo, o lugar exigia.... afinal lá é o templo sagrado do automobilismo...


Um abraço.

Walter Mendes.
Voltar ao Topo Ir em baixo
ezucatti

avatar

Mensagens : 860
Data de inscrição : 10/08/2010
Idade : 36

MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   2010-09-13, 5:14 pm

Muuito legal!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: FORD GT 40 HISTÓRIA!!!   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
FORD GT 40 HISTÓRIA!!!
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Ford Maverick
» VW Fusca - A História - Um ícone da Industria
» Ford Mustang 79 - Primeira Montagem
» Ford 26 - Rat Rod o Segundinho FINALIZADO !!!!
» Ford 1932

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: ESPAÇO DEMOCRÁTICO :: TUNEL DO TEMPO, FERRO VELHO E DIVERSOS-
Ir para: